quarta-feira, 14 de maio de 2008

Verdades e mitos sobre a cerveja

Para quem gosta mesmo do assunto aí vão algumas verdades e mitos sobre a cerveja na explicação do mestre-cervejeiro da AmBev, Carlos Ernesto Welsch

Verdades
Quanto mais nova mais gostosa. Você sabia que, ao contrário do vinho, quanto mais jovem, melhor a cerveja e, consequentemente, o seu sabor? Isso mesmo, a loura gelada não pede envelhecimento e deve ser consumida logo que for produzida.

Armazenar a garrafa sempre de pé. Ao contrário do vinho, a garrafa de cerveja deve ser armazenada de pé.

Colarinho: Tomar cerveja sem colarinho é uma heresia. A cerveja deve ser servida com um colarinho de espuma de 2 a 3 dedos. A espuma faz parte da composição da cerveja e contribui para preservar melhor o aroma e o sabor do produto ao beber. Além disso, o aspecto visual do produto fica muito mais bonito e realça o prazer de saborear uma boa cerveja.

Gordura no copo Resíduos de gordura no copo são fatais para a bebida, acabando com o colarinho e liberando o gás carbônico, o que deixa o líquido com gosto descaracterizado.

Benefício para a saúde: Diversos estudos publicados em importantes veículos independentes, comprovam que o Consumo Moderado de Cerveja pode trazer uma série de benefícios. O site www.bierengezondheid.be pode ser útil. Vale lembrar que a cerveja é antes de tudo um produto que historicamente é consumido em momentos de celebração.

Mitos
Cerveja engorda? Esta é uma das maiores dúvidas dos apreciadores da "loura gelada". Na mesa de um bar, é comum ouvirmos falar que "cerveja dá barriga". Pura crendice popular! Não existe uma relação direta do líquido com o aumento da gordura corporal. Uma lata de cerveja tem, em média, 140 calorias, menos do que um suco de laranja, por exemplo. Isso quer dizer que a nossa cervejinha está totalmente dentro da nossa dieta, se houver um consumo responsável, é claro!

A água de Petrópolis é melhor que a água de Jaguariúna? Outra questão bastante comentada pelos apreciadores do ouro líquido diz respeito a água, ingrediente que responde por 90% na composição da cerveja. Existe diferença entre a água de um estado ou outro, da capital e do interior? A resposta é não! Indiferente da fonte que abastece qualquer região do Brasil, a água sempre passa por um processo de "preparação" que a transforma em água cervejeira. Hoje a AmBev, por exemplo, dispõe de tecnologias e controles de qualidades que conferem a mesma qualidade da água em qualquer uma de suas fàbricas. Assim, a água usada para a fabricação de cerveja no Sul é a mesma no Norte ou Nordeste do país, o que faz com que o resultado final seja o mesmo.

Cerveja de garrafa é mais gostosa que a de lata? A teoria também se aplica a latinha e garrafa. Engana-se quem pensa que o líquido de uma é diferente do líquido da outra. A cerveja é a mesma e o que pode influenciar no aroma e sabor é o modo como você resfria ou conserva a bebida. A exposição ao sol e calor e o congelamento são grandes inimigos da boa cerveja. Aliás, a melhor maneira de gelar a cerveja é coloca-la na geladeira. O freezer pode ser usado apenas nos últimos minutos antes de beber. Mas lembre-se que não se deve degelar a cerveja e depois voltar a resfriá-la. A bebida pode ficar "xoca" e com sabor alterado.

O chopp tem menor teor alcoólico que a cerveja? Não, ambos têm exatamente o mesmo teor alcoólico. A diferença entre o chopp e a cerveja é a pasteurização, que consiste num processo de aquecimento e resfriamento rápido para conferir maior estabilidade microbiológica ao produto. Enquanto a cerveja é pasteurizada para que seu prazo de validade seja mais longo, o chopp não é pasteurizado. Por esse motivo, o chopp tem um prazo de validade menor.

Cerveja preta aumenta o leite materno? A cerveja preta, como muitos pensam, não aumenta a produção de leite materno. O que acontece é que, por não ser filtrada, a cerveja do tipo stout como a Caracu, por exemplo, possui levedura, ingrediente que, junto às proteínas de fermento e malte que compõem a bebida, age como fonte de energia.