quarta-feira, 14 de maio de 2008

Bar Sativa



O Bar Sativa dá samba. Vizinho da quadra da Imperatriz Leopoldinense, em Ramos, o botequim é o melhor da região. O mocotó servido na casa é ponto de referência do bairro, mais até do que o Sesc, na rua ao lado. "A Imperatriz fica perto do Sativa, que tem aquele mocotó sensacional", ensina um morador para quem vai pela primeira vez ao samba da verde-e-branco.

Difícil de ser encontrada nos balcões, a Brahma Extra é estupidamente gelada. "Garanto que é a mais gelada da região", afirma Maurício, que toca o bar há 10 anos. De segunda a segunda, o almoço seduz não só pela qualidade como pelo preço em conta. Uma bela carne assada, que desmancha na boca, sai a R$ 6. Para tirar um gosto, tem calabresa, salaminho, filezinho aperitivo, entre outras opções. O mocotó custa a bagatela de R$ 5. Mais mole do que isso, somente dois disso. Outro prato que sai muito é a carne seca com abóbora.

No sábado à tarde, enquanto as mesas do restaurante vizinho, que tenta ser sofisticado, clamavam por um único cliente, as mesas do Sativa clamavam por cervejas. A calçada, aos poucos, foi sendo tomada. Famílias, aniversariantes, amigos. Um clima cada vez mais em falta nas prateleiras da zona sul. "O charme do bar é a calçada, um lugar gostoso. Não somos lanchonete nem restaurante. Somos e continuaremos sendo um bar", brada Maurício.

Quando tem ensaio da Imperatriz, o pessoal da Velha Guarda encosta no balcão do Sativa. Além de cerveja, não poderia faltar a cachaça. De fundo musical, o repertório só tem coisa boa. Tudo conspira a favor. O clima é bom. Bem colado ao Sativa, o Bazar Nanã vende artigos religiosos do candomblé. Peça à benção aos orixás e tome cerveja.

Bar Sativa – Rua Euclides Faria, 92, loja B – Ramos
Telefone: 2561-3199