
São mais de 150 tipos de cervejas fabricadas
em diversos países pelo mundo inteiro
Quem pensava que para se beber uma boa cerveja não necessitava obedecer a certas regras se enganou. Como o vinho, um prazeroso gole de cerveja depende de alguns fatores que nem todos seus apreciadores conhecem. Para não deixar você por fora desse gostoso mundo, o Taste preparou dez lições fundamentais de como deliciar essa milenar bebida cultivando sempre seu melhor sabor e qualidade. Saúde!
1- As cervejas do tipo pilsen (tradicional) saem prontas da cervejaria. Portanto, não precisam de envelhecimento. Quanto mais cedo consumí-las melhor. Essas cervejas duram em média 90 dias.
2- Toda cerveja deve ser guardada em pé, em lugar fresco e sem sol, para evitar oxidação prematura.
3- Depois de gelada a cerveja deve ser consumida. Nunca descongelar e voltar à geladeira.
4- A cerveja deve resfriar na geladeira sem pressa. Não a coloque no freezer, pois a violência do congelamento prejudica a bebida.
5- A temperatura ideal para beber as do tipo pilsen é entre 4 e 6 graus. As temperaturas muito baixas prejudicam a formação de espuma e amortece as papilas degustativas.
6- Copos e canecas de cristal são os ideais, pois mantém melhor a espuma e a temperatura.
7- Resíduos de gordura no copo são fatais para a bebida, acabando com o colarinho e liberando o gás carbônico, o que deixa o líquido choco.
8- Dois dedos de espuma são o ideal para reter o aroma e evitar a liberação de gás carbônico.
9- A espuma revela a persistência e o bom estado da cerveja. Para aproveitá-la melhor, sirva derramando uma dose. Depois, espere baixar o colarinho. Em seguida, incline o copo até uns 45 graus, despejando o líquido devagar enquanto o colarinho sobe.
10- Cerveja faz bem à saúde. Com 90% de água, a bebida hidrata o corpo e, devido sua baixa graduação alcoólica, reativa o metabolismo. Além disso, é rica em vitaminas, carboidratos, proteínas e aminoácidos. Mas lembre-se, beba sempre com moderação.