quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Mixers


O mixer é um equipamento no qual se conectam CD Players, toca-discos, mini disks e/ou outros equipamentos de áudio, para fazer as mixagens (mistura das músicas). Possui variedade de marcas e modelos muito maior que os CD Players e toca-discos juntos. Apresenta modelos para todo tipo de necessidade, desde os mais simples, para competição, até os mais complexos com vários efeitos e recursos, e como já foi dito anteriormente, alguns até integrados a CD Players de fácil transporte. Os fabricantes que mais se destacam são: Pioneer, Roland, Gemini, Numark, Vestax, American DJ, Denon e Technics (com opiniões variadas entre DJs de todo o mundo).

A quantidade de equipamentos disponíveis para DJ hoje é imensa, mas todos eles tem alguma coisa em comum. Uma vez que entenda como funciona um mixer, poderá fazer loucuras com as musicas, montagens que você nem acredita, esse instrumento fantástico, criado para os mestres das baladas.

Um mixer, consta de no mínimo dois canais, para os sinais de áudio que serão mixados, para então formarmos a mixagem principal.Para conectar varias fontes ao mixer, geralmente, usamos o cabo RCA e na entrada de microfone um conector XLR (JACK 6,3 mm), não esquecendo do GND, que fica na parte de trás do mixer, para fazer terra com os toca-discos.

Graças a uma segunda saída stéreo, podemos conectar um par de alto-falantes para monitorarmos o som (usado em cabines para djs), também pode ser útil pra gravarmos cds, ou fitas enquanto mixamos.

Vamos escolher a fonte com o interruptor CANAL ou CHANNEL, lembrando que fontes como toca cds, tem sinal muito alto, e que os toca discos precisa de um pré-amplificador especial com correção de freqüência. Por isso usamos o trim, botão localizado embaixo da chave do canal, se este botão tiver muito aberto, produzirá o efeito de saturação (clipping), ou distorção.

Cada um dos canais de entrada tem um equalizador para ajuste de freqüências .O fader do canal serve para regular o volume, e o crossfader é usado para misturar os dois canais, exemplo, podemos subir lentamente o volume de uma musica nova enquanto toca a atual.Quando temos duas musicas na mesma batida, podemos utilizar o crossfader para que apenas uma delas toque por alguns compassos.

O controle geral permite modificar o volume da saída principal enquanto o controle da segunda saída pode ser abaixado ( usado em cabines ). Os medidores de nível

( level meter ) mostram através de leds o sinal principal. Para monitorizarmos um sinal sem afetar a saída principal usamos fones, geralmente localizado na parte superior ,é só mudar o controle de nível para regular o volume.

Alguns tem o TALK OVER , pressionado ele corta automaticamente uma parte dos canais,fazendo com que sua voz soe mais alto.

O contador de BPMs integrado é muito útil, o meu é um fracasso as cdj’s são mais fiéis nas BPMs,mas podemos fazer manualmente, batendo três vezes ao ritmo da musica no BEAT ASSISTENT , e vai aparecer no visor as batidas da sua musica.

Interruptores KILL, permitem cortar as freqüências graves,médios e agudas na hora, para criar efeitos.Podemos usar um processador de efeitos internos para modificar o sinal principal ,o s sinais de entrada o de microfone.Alguns mixers já vem com uma entrada auxiliar para conectar um processador de efeitos externos o famoso HAMSTER , disponível em quase todos os mixers e permite inverter a direção do crossfader.