A quantidade de equipamentos disponíveis para DJ hoje é imensa, mas todos eles tem alguma coisa
Um mixer, consta de no mínimo dois canais, para os sinais de áudio que serão mixados, para então formarmos a mixagem principal.Para conectar varias fontes ao mixer, geralmente, usamos o cabo RCA e na entrada de microfone um conector XLR (JACK
Graças a uma segunda saída stéreo, podemos conectar um par de alto-falantes para monitorarmos o som (usado em cabines para djs), também pode ser útil pra gravarmos cds, ou fitas enquanto mixamos.
Vamos escolher a fonte com o interruptor CANAL ou CHANNEL, lembrando que fontes como toca cds, tem sinal muito alto, e que os toca discos precisa de um pré-amplificador especial com correção de freqüência. Por isso usamos o trim, botão localizado embaixo da chave do canal, se este botão tiver muito aberto, produzirá o efeito de saturação (clipping), ou distorção.
Cada um dos canais de entrada tem um equalizador para ajuste de freqüências .O fader do canal serve para regular o volume, e o crossfader é usado para misturar os dois canais, exemplo, podemos subir lentamente o volume de uma musica nova enquanto toca a atual.Quando temos duas musicas na mesma batida, podemos utilizar o crossfader para que apenas uma delas toque por alguns compassos.
O controle geral permite modificar o volume da saída principal enquanto o controle da segunda saída pode ser abaixado ( usado em cabines ). Os medidores de nível
( level meter ) mostram através de leds o sinal principal. Para monitorizarmos um sinal sem afetar a saída principal usamos fones, geralmente localizado na parte superior ,é só mudar o controle de nível para regular o volume.
O contador de BPMs integrado é muito útil, o meu é um fracasso as cdj’s são mais fiéis nas BPMs,mas podemos fazer manualmente, batendo três vezes ao ritmo da musica no BEAT ASSISTENT , e vai aparecer no visor as batidas da sua musica.
Interruptores KILL, permitem cortar as freqüências graves,médios e agudas na hora, para criar efeitos.Podemos usar um processador de efeitos internos para modificar o sinal principal ,o s sinais de entrada o de microfone.Alguns mixers já vem com uma entrada auxiliar para conectar um processador de efeitos externos o famoso HAMSTER , disponível em quase todos os mixers e permite inverter a direção do crossfader.