terça-feira, 8 de julho de 2008

Segredos da Produção! - Como trabalhar com o "Side Chain"

Side Chain é um recurso dos mais incríveis em música eletrônica. Você pode encontrá-lo em compressores, gates, limiters e expanders, podendo até mesmo achá-lo raramente em vocoders, synths e outros efeitos.

O exemplo mais clássico de Side Chain é o que acontece quando percebemos que o locutor fala no rádio e a música abaixa sozinha na hora em que ele está falando. É um efeito muito usado principalmente na escola francesa de House Music, onde se ouve a música abaixando levemente quando bate o bumbo.

O Side Chain pega essencialmente uma fonte sonora e a usa para manipular outra. É uma ferramenta muito útil em compressores e Gates, permitindo colocar vários instrumentos que atuem na mesma faixa de freqüência, tendo o dom de fazer o mix soar bem melhor. Esse efeito chama-se "Ducking", que você pode ouvir, por exemplo, na música do Daft Punk - "One More Time", quando os metais silenciam no momento em que se ouve o kick do bumbo!

Existem programas como o Pro Tools, o Logic e o Cubase 4 que já têm esse recurso, mas em outros como o Acid, Sonar, Cubase SX 3, não existe. Para esses, indico e explico rapidamente sobre um plug in que achei sensacional: o DB Audioware Side Chain Compressor: www.db-audioware.com/sidechaincompressor.htm
Ele tem um recurso que é o roteamento interno, pois outros compressores VST necessitam de certas mágicas para funcionar, e esse é o mais simples.

Primeiro, crie dois tracks: Um só com bumbo e outro com um som marcante e contínuo.
Depois, coloque uma instância do DB Audioware Side Chain Compressor no seu track de bumbo e outro num loop de áudio com o som marcante e contínuo.