sexta-feira, 28 de março de 2008

O que o iPod tem?


Por que a grande maioria dos consumidores de MP3 Player elegeram o iPod como o melhor tocador digital se ele nem foi o primeiro player de memória flash ou de disco rígido a ser lançado?

A resposta para essa pergunta não pode ser dada com precisão, mas algumas pistas podem ajudar a entender por que a Apple conseguiu reciclar sua imagem, recuperar o prestígio, bater recordes de lucros e dominar cerca de 75% desse mercado após o lançamento do iPod.

Quando o iPod surgiu, assim como o Walkman, não obteve sucesso imediato. Apesar de seu design inovador, da transferência de arquivos rápida via conexão FireWire, de seu fino disco rígido e de sua navegação intuitiva, o tocador de MP3 da Apple pouco dava sinais de que se tornaria uma verdadeira febre. No ano de seu lançamento, em 2001, apenas 125 mil unidades foram vendidas.

Uma curiosidade é que o criador do iPod, Tony Fadell, chegou a apresentar seu projeto para a Phillips e RealNetworks, antes de fechar acordo com a Apple.

Os fones brancos chamaram a atenção das pessoas, mas só foram ser fonte de interesse mesmo quando o aparelho deixou de se comunicar exclusivamente com Macs, os computadores da Apple.

Com a conexão com computadores de outros fabricantes e o lançamento da loja virtual iTunes, que vende download de um música por 99 centavos de dólar, o iPod finalmente virou sensação e começou a influenciar as decisões de mercados de outras empresas de eletrônicos, que começaram a olhar com interesse para o novo filão que surgia.

A publicidade novamente entrou em ação para valorizar as características do tocador digital. Campanhas com celebridades Pop, aparelhos autografados e até uma edição limitada com cores que remetiam à banda U2 foram lançadas para atrair os olhares do consumidor.


A linha de produtos foi se ampliando e logo a empresa lançou a versão Shuffle, de memória flash, cuja meta era popularizar a marca com seu baixo preço frente ao tradicional iPod. A já aposentada linha multicolorida iPod mini também foi hit mesmo com prognósticos negativos por parte de analistas.

Logo os displays ganharam cores e o modelo tradicional adquiriu ares de porta-retrato digital, podendo armazenar fotos.

As últimas novidades, apresentadas ainda na segunda metade de 2005, incluem uma nova linha do aparelho, a do minúsculo iPod nano, e da ansiosamente esperada versão com capacidade de reprodução de vídeos, o iPod video.

Para repetir o sucesso que obteve com as músicas, a Apple transformou o iTunes em loja também para vídeos. No catálogo virtual estão clipes de artistas consagrados, desenhos da Disney e séries de sucesso da TV norte-americana.
No Brasil esta revolução ainda está restrita a pouquíssimas pessoas. Como não há fabricação local de iPod, o produto continua caro para o bolso do brasileiro. A loja iTunes também não conta com operação local e poucos são os serviços semelhantes.

Contudo quem começar a reparar com mais cautela, irá perceber o aumento no número de fones brancos nas principais cidades do País. São os aficcionados que pagam caro pelo produto ou encomendam a para um amigo que viaja para o exterior.