sexta-feira, 28 de março de 2008

Informações importantes sobre pilhas recarregáveis e carregadores


Por que gastar tanto dinheiro em pilhas comuns? Se vc chegou até aqui é porque já pensou em, comprar pilhas recarregáveis mas como escolher diante de tantas ofertas? Fácil.

Certamente você conhece melhor as baterias de celular, as pilhas recarregáveis são simplesmente idênticas à elas.

As pilhas recarregáveis hoje existentes no mercado são de dois tipos. As de Ni-Cd que são iguais as baterias daqueles celulares mais antigos, elas possuem até aquele "efeito memória", ou seja, não devem ser recarregadas quando a carga ainda não tiver totalmente acabado, caso você faça isso algumas vezes, a "memória" irá aparecer e sua pilha perderá parte de sua capacidade de carga. O outro tipo de bateria são as de Ni-Mh que são iguais as baterias dos celulares um pouco mais novos, a capacidade de carga é bem maior (maior duração de cada recarga) e são praticamente livres do efeito memória. Outra diferença importante é que quando você for jogar as pilhas no lixo, as de Ni-Mh podem ser simplesmente jogadas junto com o lixo comum enquanto as de Ni-Cd precisam de disposição diferenciada. Finalmente as de Ni-Mh podem ser recarregadas cerca de 500 vezes e as de Ni-Cd cerca de 1000 vezes mas como cada recarga das pilhas de Ni-Mh dura mais que uma de Ni-Cd, a vida útil de uma pilha de Ni-Mh pode ser maior que uma de Ni-Cd.

Uma pergunta que você pode estar se fazendo, então logicamente devo comprar pilhas de Ni-Mh. Vamos tentar esclarecer, as pilhas de Ni-Mh sempre tem uma capacidade de carga maior que as de Ni-Cd, exemplificando, as pilhas AA (pequenas) de Ni-Cd vão de 500mAh até cerca de 900mAh enquanto as de Ni-Mh começam em 1200mAh e chegam hoje até 2500mAh (acima disso são com 100% de certeza falsas, procure no site dos fabricantes pilhas com capacidade acima disso, não existem), um "problema" decorrente dessa maior capacidade é que o tempo de recarga (tempo de espera do recarregador na tomada) é tão maior quanto maior a capacidade da pilha, assim uma pilha de 600mAh (Ni-Cd) demora para ser recarregada metade do tempo de uma de 1200mAh (Ni-Mh) e quanto mais rápido o recarregador maior seu preço. Uma pilha de Ni-Cd bem utilizada, tomando-se o devido cuidado com o efeito memória, pode atender sua necessidade com um custo bem menor já que além de um recarregador mais potente, as próprias pilhas de Ni-Mh são bem mais caras.

Mas e agora, eu não entendi o que são esses números, 1200mAh, 600mAh ... Lógico que eu ia explicar, isso é um número que representa a duração de cada recarga, a energia que sua pilha é capaz de fornecer, uma pilha de 1200mAh é capaz de fornecer 1200mA por 1 hora, ou 600mA por duas horas ou 400mAh por 3 horas enquanto uma pilha de 600mAh fornece uma corrente de 600mA por 1 hora ou de 300mAh por 2 horas, como o consumo dos aparelhos é fixo, ou seja, uma câmera fotográfica consome enquanto ligada cerca de 1000mAh, uma pilha de 1200mAh é capaz de mantê-la ligada por mais de uma hora (1200/1000= 1,2 horas) enquanto uma de pilha de 600mAh é capaz de mantê-la ligada por pouco mais de meia hora (600/1000= 0,6 horas).

E o recarregador? a característica mais importante é a corrente de carga, e o que isso quer dizer? Basicamente é a capacidade do recarregador de fornecer energia para recarga da pilha. Quanto maior a corrente de carga mais rápida a recarga? Exatamente mas evidentemente isso tem limites... Uma pilha de 2100mAh (agora vc já sabe do que estamas falando) irá ser recarregada em um recarregador que tem uma corrente de carga de 60mA, quanto vai demorar? Fácil : 2100 dividido por 60 é igual a 35 mas esse processo não é perfeito assim existem perdas de energia que fazem esse tempo ser 50% maior assim o tempo de recarga será de 35 vezes 1,5 é igual a 52,5 horas, ou seja, mais de dois dias!!!! Então vou comprar um recarregador de 1000mA de corrente de carga ... Não, aí você vai estragar suas pilhas, a corrente recomendada pelos fabricante é de cerca de 10% da capacidade das pilhas o que resulta em 15 horas de recarga (é bastante mas é o recomendado), isso é uma regra que logicamente pode ser um pouquinho modificada, existem pilhas AAA (palito) de 300mAh e nunca vi recarregadores com corrente de carga abaixo de 60mA, ou seja, o dobro do recomendado mas não precisa exagerar e comprar um com o triplo do recomendado né !!!!! E esses recarregadores com corrente de carga de mais de 1000mA? Eles detonam minhas pilhas? Pode ser que sim, existem recarregadores microprocessados que variam a corrente de carga, eles se regulam conforme as pilhas que são colocadas nele e chegam a uma corrente de até 1000mA, não que seja sempre de 1000mA entendido, então vou comprar um deste? São MUITO caros, o preço é sempre próximo a R$100, abaixo disso não é microprocessado.

Uma última recomendação, pense comigo, se você fosse falsificar uma pilha você falsificaria uma pilha de que marca? Não sou idiota de dizer que qualquer pilha Sony ou Panasonic é falsa!! Todas as pilhas com capacidades que simplesmente não existe, ou seja, são com certeza falsas são de marcas conhecidas (Sony e Panasonic principalmente), procure comprar pilhas de fornecedores confiáveis.