1 - Earbud - o fone que vem acompanhado daquela espuminha e coloca-se na entrada do ouvido.
Nem sempre ficam firmes e seguros pois dependem do tamanho da orelha. Não tem um bom isolamento de som e isso causa "vazamento de áudio", uma parte do som não chega aos ouvidos. É normal ouvir esses fones em volume mais alto por conta desse vazamento. Reparem que apertando esses fones nos ouvidos o som melhora; isto é prova de que há vazamento.
Para remediar eu aconselho com veemência o uso das almofadas de espuma; eles selam melhor os fones nas orelhas aumentando o volume e a qualidade de áudio.
Esse modelo domina o mercado por ser o menos invasivo e mais confortável. Na hora de comprar, lembre-se que o diâmetro desses fones oscila de 15 a 18mm. Se muito grande não prende direito, se muito pequeno cai da orelha.
2 - In Ear Monitor ou apenas IEM - são os fones com ponteiras de silicone ou borracha macia que são inseridos no canal auditivo. São os melhores selantes de ruído externo e vazamento de áudio. Dependendo da qualidade das ponteiras, chega a anular quase todo som externo.
Quase sempre os melhores fones são sistemas IEM; tem graves mais destacados, médios e agudos mais nítidos.
Procure dar preferência aos fones com carcaça metálica de alumínio ou titânio; isso deixa o fone mais rígido e com menos dispersão de energia comparado aos fones de carcaça plástica. Custam mais mas valem o investimento.
3 - Open Air Phone - são os auriculares com diâmetro médio de 30mm. Proporcionam pouco isolamento acústico mas são compensados pelos drives grandes. Podem vir presos por uma haste metálica que se usa na cabeça, headband ou na nuca; sistema neckband.
Alguns podem ser fechados com uma cobertura de couro ou similar mas ainda assim há vazamento de áudio. Mas são assim mesmo; é para que voce possa ouvir um mínimo de som exterior, ao contrário dos fones IEM.
Dá-se preferência nesse caso a fones de fabricantes consagrados como Sennheiser, AKG, Audio Technica, Sony, Koss, etc.
Uma variedade de Open Air são os fones Clip On Ear. Tem hastes individuais para serem colocados separadamente como hastes de óculos. Indicado para quem tem orelhas firmes pois o peso todo do fone vai para a orelha.
Ao comprar fones, verifique se a marca é conhecida no mercado. Por exemplo, a Koss só fabrica fones de ouvido. Sennheiser, AKG, Shure, Audio Technics e Sony são marcas sempre presentes em som de estúdio profissional, artistas e instrumentistas. Dificilmente soltam um fone ruim. Mas pode acontecer.
Um dos critérios mais usados para comprar um fone é se ele tem graves fortes.
Nada mais enganoso.
Fones que tem impresso na embalagem Turbo Bass, Super Bass ou qualquer coisa que termine com Bass na verdade, são fones com calibragem de volume alto nas baixas frequências. Você não compra mais graves, compra mais volume de graves e isso é um grande erro. Ocorre que muitos fabricante não sérios, vendem graves altos e dão de "brinde" médios e agudos ruins ou distorcidos.
É claro, há muitas exceções. Por isso deve-se pesquisar muito, perguntar muito.
Eu estarei por aqui, sempre à disposição para esclarecer as suas dúvidas.
Vou logo avisando, minhas análises não são tratados de Física. São as impressões do dia a dia de um usuário de iPod; vou trabalhar com os fones, dirijo e viajo com fones e descanso com fones.
Nunca porei meus fones num osciloscópio nem irei colocar gráficos complicados.
Ouço de tudo, de Rock, Pop, MPB, Funk, Hip-Hop, House, de Étnicos a Música Erudita, o que me dá um certo conhecimento musical que me permite escolher qual fone vai melhor com determinado gênero.