sexta-feira, 13 de junho de 2008

Rihanna


Em pouco mais de 2 anos, ela já lançou 3 álbuns. “Diz a lenda” que teria saído de Barbados para morar nos EUA em 2005, cantando em todo tipo de bares e clubs picantes até ser descoberta pelo presidente da Def Jam – o rapper Jay-Z. Mas a grande verdade é que Evan Rogers, produtor de nomes como Christina Aguilera, N*Sync e Jessica Simpson, foi quem (numa viagem de férias às ilhas Barbados) a descobriu. Ajudou a pequena a gravar algumas demos que logo chegaram então às mãos de Jay-Z...

Com o hit (e álbum homônimo) “Pon De Replay”, Rihanna ganhava espaço na mídia em setembro daquele ano ao chegar ao 1º lugar das paradas européias e da América. Passados 6 meses, ela já era #1 na Billboard com o single “SOS”, que abria o novo(!) álbum “A Girl Like Me”. Com a balada “Unfaithful” estende sua hegemonia no cenário R&B conquistando disco de platina. Na parceria com Sean Paul - “Break It Off”, põe mais um hit na lista das mais tocadas nas FMs de todo planeta.

Chega a hora do marketing: Rihanna é colocada para estrelar o filme “Bring It On: All Or Nothing – no Brasil, “As Apimentadas”, uma daquelas histórias básicas de highschool e a eterna batalha de cheerleaders.

A pequena notável então volta ao estúdio, e lança este ano “Good Girl Gone Bad”. Dispara um clip pra lá de sensual na faixa que abre o novo cd: “Umbrella” (com o mestre Jay-Z dando uma canja) é um cartão de visitas para um álbum que tem todas as possibilidades vocais de Rihanna.” O disco é crossover, com texturas Pops, a “quebradeira” de Timbaland (Lemme Get That”), o andamento diferente de Justin Timberlake (“Rehab”), mas ganha punch em “Hate That I Love You”, “Breakin Dishes” (pista e FM total!), ”Don´t Stop The Music” (com inserts de Michael Jackson!), “Push Up On Me” (hey DJ, here it´s the miami bass!) e a rasgante “Shut Up And Drive” com uma guitarra perfeita...


Timbaland: Fazendo da música o que quer...



Dono de um feeling aguçado, Timbaland está no mercado há muito tempo. Embora seja apenas nos últimos anos que o seu nome tenha ganhado notoriedade, ele está batalhando pela cena musical há vários anos. Ou melhor, pode-se dizer que muitos artistas batalham para que ele seja o "personnal producer" de seus respectivos álbuns.

Artistas de grande projeção pelo planeta, tais como Nelly Furtado, Destiny's Child, Snoop Dog e Justin Timberlake, recorreram ao mestre das produções para que ele desse um up grade em suas carreiras. E o seu empenho aos artistas alheios não ficou a desejar. Pelo contrário, a "atualizada" que Timbaland deu ao som dos cantores fez com que eles trilhassem por novos caminhos e fossem ainda mais longe.

Aos 35 anos de idade, Timbaland aproveita a "boa maré" para lançar o seu segundo álbum, o disco "Timbaland Presents Shock Value". Com 18 faixas, o CD faz uma mescla de estilos e artistas que entoam os vocais de cada uma das músicas.

O disco emplacou com tudo no mercado fonográfico brasileiro e mundial. O primeiro dos singles a ser trabalhado foi o hit "Give It To Me" (com Furtado e Timberlake). A sacada de Timbaland não poderia ser melhor: selecionar dois artistas (os quais ele próprio foi o responsável pela produção dos últimos CDs), que usufruem de um momento de bastante destaque pelo mundo e colocá-los juntos em uma mesma música. O resultado não poderia ser outro e o produtor possivelmente foi além do que planejou.

Equipamentos - Lançamentos

Moog
Teclado | Synthetizador Analógico


Sintetizador analógico monofônico com 3 osciladores, um gerador de ruídos e pré-amplificador de saída. Modificadores via 2 filtros Moog e um VCA, modulação via 2 ADSR, geradores de envelope e 1 LFO. Controle via teclado com 44 teclas, sensíveis à velocidade e afterpressure, rodas de pitch e modulação, painel de comando sensível ao toque, vários conectores de entrada para pedais e interface MIDI. Gabinete robusto em madeira, com painel retro iluminado com várias posições e fonte de alimentação universal de 100 a 240 Volts. Ideal para produções de Música Eletrônica (com timbres "reais") ou Live P.A.s.
Mais infos www.habro.com.br com Felix e Roberto Sallaberry - (11) 3224-9787

Stanton
T.80 | Toca-Discos

Visual futurista, braço reto, Motor Direct Drive de torque (1.6 Kgf-cm), duas chaves start/stop, 3 velocidades (33,45 e 78 RPM), pitch selecionável (+/- 8%) ou (+/- 12%), reverse, pés ajustáveis, saída digital SP/DIF, feltro e cápsula 500 B inclusos.
Mais infos: www.royalmusic.com.br com DJ Geh e Adriana .

Roland
Sampler | SP-555


A série "SP" se tornou uma referência para samplers no mundo todo. O novo integrante dessa "família" adiciona recursos inéditos como Loop Capture e Super Filter. O SP-555 é um equipamento que reúne um poderoso sampler com parâmetros avançados de edição, processador de efeitos em tempo-real, mas preserva o que há de principal na linha SP: a diversão. Com
ele é fácil aplicar efeitos em suas produções, capturar e criar loops em tempo real.
O SP-555 é a última sensação para DJs, produtores e músicos que desejam ampliar e inovar sua sonoridade, pois inclui efeitos com parâmetros que podem ser editados na hora. Uma ferramenta perfeita para "DJ sets" e performances ao vivo.
• Duas entradas de áudio (L,R) padrão RCA (entrada de Microfone com Phantom Power - XLR), controle de impedância para instrumentos de Hi-Z como guitarra, baixo, etc.
• Efeitos alucinantes, incluindo Super Filter e DJFX Looper.
• Está equipado com uma porta USB que funciona como interface de áudio e MIDI com qualquer software (SONAR LE acompanha o produto).

Dj Marky


Do Hardcore ao Jungle, do Jungle ao Drum & Bass, é nesta evolução que segue também a carreira de DJ Marky, e que se reflete nesta seleta seleção feita por ele para este trabalho para o Innerground Records, label criado em parceria com Xerxes de Oliveira. "The Masterplan" já é considerado um dos melhores discos de 2007 em relação ao gênero e não é difícil entender o porquê.

Com lançamento mundial, "The Masterplan" chega às lojas em CD Duplo, sendo um mixado e o outro com 10 faixas inéditas. Também pode ser encontrado em vinyl através de dois EPs duplos e no formato digital comercializado pela Beatport. No Brasil, o CD será distribuído pela ST2 Records. O CD leva também a assinatura de seu projeto Marky & Friends no club The End, idealizado por Layo, proprietário do Club.

Dono de um feeling indiscutível, Marky destaca exatamente a visão para novos rumos e novos artistas ao redor do mundo, onde podemos citar como exemplo o americano de Ohio, Random Movement e o brasileiro C.A.B.L.E (Danny L) .

Bem diferente de seus últimos álbuns mixados (Audio Architectute 1 e 2) o mix set que constitui o CD 1, tem início com "Random Movement - The Things You Do", dando um ar atmosférico e forte influência de Jazz no vocal. O mesmo acontece com "Calibre-Bluetop", um dos primeiros singles do label. Um dos pontos altos acontece com "Distant Lover", produção em parceria com Xrs e sem dúvida uma das músicas que marcaram a ferveção da pista do lendário Lov.e. Seguindo, ficamos com "25th Floor" em versão VIP, esta por sua vez, produzida junto com seu atual parceiro, Bungle, um dos novos talentos brasileiros que caiu nas graças de Marky e Xrs.


Marlboro invade São Paulo


A grande novidade da rádio Mix FM é o programa Mega Mix, trazendo a essência do Funk carioca para o Brasil por meio da experiência do DJ Marlboro. "Logo que pensamos na idéia, tinha que ser o Marlboro, porque o Funk é a vida dele", conta Marcos Vicca diretor artístico, da Mix FM.

Produzido e apresentado pelo próprio Marlboro, o Mega Mix começou a ir ao ar aos finais de semana desde o dia 12 de janeiro, das 12h às 13h. O que até então era inédito para os paulistas e para os ouvintes da Rede Mix (que abrange vários estados do país) não deixou de ser um desafio para o próprio DJ. "Não gosto de olhar para o tamanho do desafio. Gosto de encarar e depois olhar para trás", revela Marlboro.

O estilo que ele tem de não tocar os polêmicos "proibidões" veio de encontro ao que a rádio precisava, que era o som de pista, festas e que é sucesso. "Não toco e nunca toquei os 'proibidões'. Eles são menos de 5% do movimento Funk e não somam nada para ninguém. Não vou tocar um tipo de música que alimenta a pirataria, porque os 'proibidões' são piratas: nenhuma gravadora vai querer assumir e lançar".

A Volta de Britney


Com um histórico musical de causar inveja a muitos artistas da cena mundial, batendo recordes de vendagem e superando a si mesma no final dos anos 90 e início do ano 2000, a carreira de Britney Spears sofreu intensas reviravoltas nos últimos tempos. Entretanto, a principal causa que fez da então princesinha do Pop se tornar uma quase "aposentada" dos palcos foi a influência da sua vida particular em sua profissão. Afastada dos microfones, seu nome passou a estampar intensamente as colunas de fofocas e comportamento, fazendo surgir a pergunta que não quer calar: até que ponto as polêmicas são "reais" na vida da Popstar?

Após ser cotada como possível herdeira do trono pertencente à Madonna, como "estrela-mor" da música Pop mundial, a imagem e as últimas notícias que circulam de Britney é de uma jovem em crise normal da adolescência, com um agravante: ela já tem 26 anos de idade!

Envolvida no meio artístico desde muito cedo, a cantora sempre teve sua vida muito exposta. O início da avalanche de "gossips" envolvendo seu nome acontece quando ainda estava no auge, liderando todos os charts pelo mundo e namorava o também famoso Justin Timberlake. Naquela época, a curiosidade do público era: "Britney ainda é virgem?".
O tempo ia correndo e cada vez mais os holofotes perdiam o foco, caindo para a mulher Britney e não mais para a cantora Britney. Seu dia-a-dia era coberto pelos paparazzi como um reality-show e os tablóides e sites cada dia ganhavam uma nova história.

Quem não se lembra da polêmica performance no Video Music Awards de 2003 - ao lado de Madonna e Christina Aguilera? A "rainha-mãe" tascou um beijo na boca das "mocinhas", o que, claro, gerou os mais diversos comentários. Virar notícia parecia uma espécie de neurose da artista. E na seqüência, vieram as incessantes (leia-se diárias) notícias.

Agora ela está de volta com a música "Gimme More" que já é um sucesso das pistas; e vem com um clipe no melhor estilo "Alzira".

Sean Kingston

Um contador de histórias (de apenas 17 anos!) já é disco de ouro...

As raízes não negam. O garoto-prodígio, neto do lendário produtor Jack Ruby, debutou ano passado e foi direto pro topo dos charts com sua métrica vocal diferente e um álbum produzido por ninguém menos que Jonatham Rotem. O moleque ainda escreveu as letras de todas faixas do CD que leva seu nome, e teve a ousadia de "samplear" a clássica "Stand by Me" (Ben E. King -1960 - eternizada anos depois na voz de John Lennon).

O resultado desse sample foi a massiva "Beautiful Girls", cartão de visita que apresentou sua fusão Rap, Reggae e Doo-Wop explorada (ao extremo, diga-se de passagem) nas demais canções do álbum. Em "Me Love" a pegada é mais pra Raggamuffin, mas a grande surpresa está em "Take You There", com uma produção mais Eletro-Pop, configurando um dos melhores momentos do disco. Doo-wop é a idéia de "Got No Shorty", e tem cara de FM também.

A baladinha de destaque é "There´s Nothin" com um flow bem bacaninha da estreante vocal Paula Deanda. Dali pra frente, as letras parecem mais importantes que o conteúdo muscal. Ele conta várias histórias pessoais nas 5 faixas seguintes.